top of page

BIO

Luis Clemente

Maestro

Musicólogo

 

 

www.luisclemente.com (or english CV)

 

Luis Clemente (n.Évora, 1977) tem dedicado toda a sua vida à música. Está desde sempre ligado às bandas filarmónicas (onde foi mais de 15 anos saxofonista) e também aos estudos musicais de conservatório (onde estudou guitarra clássica). Iniciou os seus estudos superiores em 1994 e licenciou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e, mais tarde, também em Direção de Orquestra com Especialização em Orquestra de Sopros & Banda Militar pela Royal School de Londres., terminando com a melhor nota da sua classe.​ Em 2002 completou o Diploma de Investigador em Música, Texto & Drama na Universidad de Salamanca. Entre 2004 e 2011 completou Pós-Graduação e posteriormente Mestrado em Performing Arts na Maryland University (EUA), com 19 valores, a melhor média do curso. Conclui posteriormente 4 anos de estudos superiores em Direção de Orquestra, no norte de Itália, na restrita classe do maestro Jan Cober, terminando com a melhor nota da sua classe.

 

Em 2014 alcançou o diploma de Estudos Superiores em Música - Direção Musical, título de professor especializado, pela Universidade de Aveiro. Atualmente Luis Clemente está na fase de investigação do seu  Doutoramento em Direção de Orquestra na mesma Universidade, trabalhando com o maestro Suiço Ernest Schelle. Desde 2014 que Luis Clemente aperfeiçou sistemáticamente os seus estudos em Direção de Orquestra  com o carismático e reputadíssimo professor e maestro Sir Colin Metters em Londres.

 

Entre os anos 2000 a 2014 frequentou inúmeros Seminários & Masterclasses Internacionais em História da Música, Estética Musical, Orquestração e Direção de Orquestra aprendendo e aperfeiçoando-se com figuras de renome Mundial como Josep Pons, Charles Rosen, Josep Pons, Jean Sebastien Berreau, Samuel Adler, Constantin Floros, Nickolas Cook, Arnold Liebermann, Michael Dittrich, Alexander Polischul, Robert Houlihan, Mitchel Fennel, Carlo Pirola, GIanni Caracristi, Arturo Tamayo ou Alexander Polischuk.

 

Entre 2013 e 2014 aperfeiçoou-se no RNCM  (Royal Northern College of Music) de Manchester como aluno investigador externo. Desde 2014 tomou como seu principal professor e mentor Sir Colin Metters, primeiro na prestigiada e restrita Menuhin School of Music e também, com estudos sistemáticos, na Royal Academy of Music de Londres.

 

O maestro Luis Clemente dirige profissionalmente desde 2000. Ao longo da sua carreira apresentou-se em concerto em vários países (Portugal, Espanha, Itália, Suiça, Austria, França, EUA, Inglaterra, Roménia e Hungria). Tem dirigido formações como Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica de Espinho, Banda Sinfónica de Leiria, Orquestra da Universidade de Murcia, Banda Sinfónica da Região Galega, Orquestra do Algarve, Orquestra Duna de Budapeste, Orquestra do teatro de Ópera de Constanta, Orquestra Académica do RNCM, Orquestra de Cordas do DeCa, Banda Sinfónica de Huelva, Orquestra Nacional da Moldávia, Shen Yun Symphony Orchestra de Nova Iorque, Banda e Orquestra Sinfónica de Lyon (França). O seu trabalho como maestro valeu-lhe já algumas bolsas de estudo, nomeadamente bolsa da Bolseiro ERASMUS da Universidad de Granada, Caja Rural del Sur (Espanha), Bolsa de mérito do ISEB (Itália), e já em 2014 a Bolsa Dr. Duarte Simões.  Dirigiu e trabalhou com solistas da craveira de Luis Costa, Ettienne Lamaison, Catarina Molder, Rui Baeta, Nikoleta Dabova (Wiener Symphoniquer), Carmela Konrad (Weimar), Kentaro Yoshii (Wiener Symphoniker)

 

Desde 2010 que é o maestro da Banda da Covilhã e da Banda Sinfónica da Covilhã. É director e responsável pelo CEDOS (Centro de Estudos de Direção de Orquestra de Sopros) desde 2010. Desenvolve durante o ano uma intensa atividade como professor de direção musical em cursos e estágios por todo o país.

 

Em 2010 alcançou o 7º lugar no Concours internationel de Jeunes Chefs D'Orchestre em Lyon, França.

Em 2012 ganhou o 1º prémio no Concurso Internacional de Direção de Orquestra em Budapeste.

Em 2013 ficou no grupo de finalistas do Concurso Internacional de Direção de Orquestra do Mar Negro na Roménia, ficando entre o 4º e 6º lugar.

 

Em 2011 foi maestro assistente e dirigiu em concerto, a convite do seu professor e maestro Jan Cober, a EYWO (European Youth Wind Orchestra).

 

Em 2013 foi convidado para dirigir a prestigiada Shen Yun Orchestra no SY Performing Arts Center de Nova Iorque e em 2014 ganhou o concurso para maestro assistente no prestigiado Festival Internacional de Orquestra Sinfónica no Canadá, como assistente do maestro Arthur Arnold da Orquestra Sinfónica de Moscovo.

 

É o fundador do EnOS e seu diretor artístico desde 2008.

Continua a presentar-se como maestro freelancer a diferentes orquestras.


 
bottom of page